segunda-feira, maio 09, 2016

PÃO TIPO ITALIANO


Sim, eu juro, fui eu mesma que fiz esse pão. Parece que comprei na padaria, não é? Sonhava em fazer esse pão há anos e como encontrei a receita perfeita, vim compartilhar com vocês.
A receita original é a do Pão das 10 dobras, que eu encontrei aqui no site Banquete, por indicação da Deise, uma jovem amiga que adora fazer pães e outras delícias.
Graças a essa receita e a outra de pão tradicional, tipo de forma, esse ano ainda não comprei pão industrializado. Faço toda semana e já entrou na minha rotina. Adoro! Tanto fazer quanto comer. rsrs

O segredo para ele ficar com essa crosta maravilhosa e não muito dura (fica crocante), é que ele é assado dentro de uma panela de ferro tampada (dentro do forno mesmo). Isso é para criar vapor, o que impede que a crosta fique muito dura.
No link tem o vídeo e vocês podem ver em detalhes.
A única diferença desse meu pão para o dela, é que uso fermento caseiro (aquele fermento do pão de Cristo), que ganhei de uma amiga no início do ano e até hoje consegui mante-lo vivo.

Infelizmente não sei ensinar para vocês como se faz esse fermento a partir do zero, porque já tentei e não consegui. Quem quiser se aventurar a fazer pode procurar pelos nomes de Fermento do Pão de Cristo, Levain, Pasta Madre, etc.

Como ganhei o meu pronto, só o alimento com 3 colheres de farinha, 1 de açúcar, 1 de chá de sal e água. Faço isso toda vez que vou usar e deixo fermentar por umas 2 horas. Aí utilizo 2/3 na receita, o que dá aproximadamente 1 xícara. O 1/3 restante eu guardo na geladeira por até 15 dias para o próximo pão.

A minha versão desse pão, usando o fermento natural:

500g de farinha de trigo
350g de fermento natural líquido e água (até completar os 350g)
1 colher de chá rasa de sal.

Como o fermento natural trabalha devagar, eu amasso o pão à noite e deixo crescendo durante a madrugada (num total de 10 a 12 horas)
Pela manhã eu modelo o pão e deixo descansar por mais 1 ou 2 horas (depende da pressa).
Aí é só assar em forno bem quente (250°) por 20 minutos com a panela fechada e depois mais uns 25 ou até dourar, com a panela destampada.




4 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar a receita. Vou experimentar e depois conto como foi. Só tenho uma ´duvida: assisti ao vídeo e percebi que ela usa uma folha de papel manteiga e na suas fotos você coloca o pão diretamente na panela. Faz alguma diferença??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apenas polvilhei farinha de trigo na panela. Nada de óleo nem de papel manteiga. A farinha impede que o pai grude. Depois me conte. É uma delicia!

      Excluir
  2. Humm deu água na boca, vou tentar fazer também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL