quinta-feira, julho 04, 2013

A PRAGA DOS FURADORES DE FILAS


Em geral furadores de fila são seres repugnantes, mal educados e caras de pau, mas há exceções. Depois de pensar sobre um pequeno incidente que ocorreu ontem, comecei a me lembrar dos tipos com os quais já me deparei e até um do qual já fui protagonista. Me diverti relembrando algumas situações, mas continuo odiando fura filas. Vamos ver se vocês reconhecem estes tipos:

O involuntário
Este tipo de furador de filas é aquele ser desligado que realmente não percebe o delito que está cometendo. Ele pode ser facilmente identificado pois pede desculpas, fica meio sem graça, às vezes vermelho e vai para o fim da fila sem contestar. Já fiz isso algumas vezes até que aprendi a perguntar para quem considero o último da fila, se ele é mesmo o último da fila. Tem funcionado, pelo menos enquanto eu não entrar atrás de um furador de filas rs.

O desligado oportunista
É aquele que vê uma brecha na fila, finge ser desligado e ocupa o espaço. Ao ser indagado dá uma risadinha malandra, sai sem nada dizer e vai tentar furar a fila em outro trecho atrás de você. Geralmente é jovem, age sozinho e tem auto-estima elevada. Esse tipo não chega a nos irritar.

O prepotente
Geralmente chega conversando com o(a) companheiro(a), finge que você não existe e vai parando na sua frente, tudo isso com muita rapidez, sem te olhar nos olhos e sem interromper a falsa conversa com o(a) amigo(a). Quase fui vítima de um tipo desses na fila da bilheteria do metrô da rodoviária de São Paulo, mas percebendo sua má intenção dei um passo rápido à frente e ele furou a fila logo atrás de mim (será que furei a fila do furador?).  Esse é o pior tipo: frio, cruel e calculista, se acha a azeitona da empada. Costuma agir em duplas, é adulto e arrogante. Invariavelmente provoca ira tanto em quem ele tentou aplicar o golpe quanto em quem efetivamente foi vítima.

O consentido
Ele geralmente aparece em supermercados, é aquele que tem só 2 ou 3 coisinhas e está atrás de você (que tem o carrinho cheio), faz cara de dó e compadecida do pobre coitado você o deixa passar. Aí ele emperra no caixa porque além das compras tinha algumas contas para pagar, ou porque a mercadoria não tinha código/preço ou ainda porque o cartão não funciona. Esse tipo pode ser jovem, adulto ou idoso e é considerado uma verdadeira loteria: às vezes a gente acerta, mas é praticamente impossível.

Os contraventores caras de pau
Tem aqueles que são mesmo muito caras de pau e se aproveitando da sensação de poder de quem está em grupo, invadem a fila  densa e desorganizada (não aquela indiana de 1 atrás do outro) causando certa confusão e fazendo cara de "ué?", como se não estivessem entendo o caos momentâneo. Estes são difíceis de serem combatidos porque na fila densa e desorganizada você geralmente não prestou atenção em quem estava a sua frente. Esse tipo só age em grupo e nele se enquadram jovens, adultos e idosos. 

Ontem na fila da Mega um grupo de senhorinhas idosas e inquietas furou a fila bem a nossa frente (tinha algumas jovens no "grupo" também). Eu detesto fura filas mas não cheguei a me estressar com elas. Ao serem interpeladas por uma amiga que indicou a fila específica para maiores de 60, elas começaram a rir e a fazer piadinhas entre si. Pelo que pude ouvir, não se consideravam público alvo da fila de idosos. Pareciam adolescentes fazendo  peraltices. Depois de algum tempo, como a fila não andava, decidiram pegar a fila de idosos. Não sei se a pegaram no final, mas pelo espírito inquieto acredito que furaram aquela também. rsrs

E vocês, tem alguma história de furadores de fila para contar?

bjs a todos.

4 comentários:

  1. Acho extremamente falta de educação.
    história a contar? q uem nao tem,mas tenho preguiça de falar de tais pessoas!!


    saúde,paz bom finde e tem receitinha la no blog, te espero! ;-)

    Ro

    blog Conversando no jardim

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua visita!
    Tenho que afirmar que aqui na Alemanha se tiveres numa fila, olha algo do lado e nao esta situada exatamente como seu próximo atras, o alemao vai logo entrando na sua frente!
    Acho um horror! E brigo muitas vezes nas filas. Nao admito isso. Ja cansei de deixar minha filha de 12 anos esperando, enquanto vou buscar algo que esqueci e assim fazem o mesmo, tentam passar na frente dela!
    Bom, primeiro mundo, Europa nao quer dizer o mesmo que educação!
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto! Tão preciso e verdadeiro! Infelizmente o mundo está cheio desses tipos que querem levar vantagem em tudo. Deus nos livre de encontrá-los nas filas das nossas vidas.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Tenho horror a isso! Deixei de ir na Mega porque considero muito estressante! Fui v[tima de furadores de fila em tudo quanto é lugar! Hoje, com esses privilégios da terceira idade, justos para alguns idosos e malandragem para outros, está difícil suportar o comportamento de algumas pessoas, principalmente senhoras, da chamada terceira idade. Elas acham que tem direito a tudo, inclusive em restaurantes por quilo, furando fila, pegando o alimento com a mão para experimentar, furando filas em farmácias, bancos, lojas, etc com a maior folga. Sou contra os fura-filas e acho que privilégios deveriam ser somente para pessoas que precisam, sejam idosos, crianças ou jovens. E geralmente chamo a atenção dessas pessoas, pois é por isso que o Brasil está do jeito que está!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL