sábado, agosto 25, 2012

TINGINDO COM CORANTE NATURAL - RESULTADO

Oi pessoal, fechando o capítulo do tingimento, hoje eu botei a mão nas panelas e saiu o que saiu. Eu desisti de tingir com a casca de amoreira pois achei que ficaria muito parecido com os amarelos obtidos pelo açafrão da terra e com a casca de mangueira, que era para ter ficado verde e não ficou. Desconfio que não ficou verde porque eu devo ter pego uma parte mais grossa da casca do tronco, talvez devesse ter pego a parte superficial, que era mais verdinha. Também demorei um pouco para fazer a tintura, mas é que na cartilha não tem explicação muito detalhada e algumas coisas eu acabei fazendo por dedução.

Também não fiz a tintura com o picão pois perdi o interesse em obter um tecido acinzentado. O tecido tingido com o açafrão da terra obteve o melhor resultado: um amarelo lindo e puro. O amarelo obtido com a casca de mangueira também ficou bonito, um pouco mais escuro que o outro. O laranja obtido com o corante de urucum também foi bem vibrante e bonito. Acabei não usando o caroço de abacate (ainda), quem sabe da próxima...

Primeiro fervi por 30 minutos o tecido branco em água e mordente (pedra hume)
Em outras panelas fervi  a água e os corantes
coloquei os tecidos e deixei ferver
Depois de 30 minutos fervendo eu adicionei o sal e deixei mais 15 minutos. Aí foi só enxaguar em água corrente até sair todo excesso de tinta e estender no varal
 Olha aí as tonalidades obtidas: o primeiro é o branco in natura, o segundo é com tintura da casca de mangueira, o terceiro com açafrão e o último com urucum
bacana, não?

bjs a todos

P.S. Agora que os tecidos estão secos as cores clarearam bastante e o tecido que eu tingi com as cascas de mangueira realmente ficaram esverdeados e a cor está  bem parecida com o amarelo ocre. Também tenho que dizer que ficaram manchados, mas com um efeito bem legal. O que menos manchou foi o amarelo.

Amanhã durante o dia eu farei fotos e depois eu posto aqui mesmo. Só não faço isso agora pois a luz artificial vai distorcer as cores.

Como prometido ontem, a foto abaixo é um comparativo das cores antes e depois de secarem. Clarearam bastante mas acho que ficarão perfeitas para os planos que tenho para elas. Há que se considerar que não usei as medidas exatas do livro pois não consegui corantes na proporção indicada.

2 comentários:

  1. Estava esperando com ansiedade por este post. Acompanhei tudo o que você escreveu e postou sobre o tingimento natural. Fico feliz que tenha dado certo e adorei o resultado. As cores ficaram lindas. E tecido tingido pela gente mesmo, não tem preço, não é?
    Parabéns.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,Mamélia,
    Adorei os resultados.
    Os tons molhados são muito bonitos, principalmente os de açafrão e urucum.
    Mesmo que tenham clareado depois de secos e manchados, esses tecidos ganharam muito valor pelo método como foram tingidos.Gostei bastante, valeu Mamélia.
    Como digo sempre, você matou a cobra e mostrou o pau.
    parabéns pela persistência e vontade.
    bjão e uma boa semana
    Mari

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL