segunda-feira, julho 30, 2012

LEMBRETE - QUINTA-FEIRA, 02/08/2012


Quinta-feira tem início um evento muito importante, digno de audiência de reality show, e é uma pena que a maior parte da população brasileira já nem se lembre da lambança descoberta e denunciada em 2005.

Infelizmente a maior parte de nós nem se lembrava que os réus ainda não tinham sido julgados, afinal, nossa agenda é mesmo lotada e tanto tempo se passou...muitos dos envolvidos já foram até reeleitos para cargos públicos (?!). Ok, sei que ninguém pode ser considerado culpado antes da sentença, mas em caso de suspeita de corrupção na política penso o contrário e me dou o direito de riscar certos nomes do meu caderninho eleitoral até prova de boa conduta.

Sei que o processo é monstruosamente grande e as decisões difícieis de serem tomadas, tal a complexidade das redes criadas pelos corruptores (justamente com essa finalidade, é claro), mas será de grande importância que o acompanhemos com o mesmo afinco e disposição que acompanhamos o BBB, a novela das 9, as olimpíadas, a copa ou o carnaval. Por mínimo que seja nosso aproveitamento diante de tão complexo processo, é mais que uma opção, acho que chega a ser dever de cada cidadão ficar de olho no que se decidirá nesse caso, pois temos todo interesse nisso.

O dinheiro público desviado nesse escândalo (ninguém alimenta caixa 2 sem segundas intenções ou cotrapartidas) e em tantos outros que já vimos e ainda veremos, certamente compra tratamento VIP, afagos a egos desprovidos de merecimento, imóveis de alto padrão, aviões, embarcações, carrões, bolsas e sapatos de grifes caríssimas, viagens espetaculares, comida e bebida com preço de jóias e jóias também, é claro.

Enquanto isso, esse mesmo dinheiro deixou de pagar medicamentos, saúde pública, transporte, escola e segurança, falando apenas dos serviços básicos que nossos impostos deveriam retornar.

Nunca vou me esquecer do quarto de hospital onde minha mãe passou os últimos dias sem ninguém da família ao seu lado a não ser nos pequenos horários de visita. Um quarto lotado de outros doentes, alguns piores outros melhores mas ninguém da família para humanizar um final tão doloroso. Me lembro que tentamos transferí-la para um hospital particular mas não deu. E sei que tem coisas infinitamente piores por aí. Toda vez que vejo estes escândalos, tão recorrentes nesse nosso país, me lembro disso e penso o quanto tudo poderia ser diferente se houvesse responsabilidade por parte de quem foi eleito para zelar pelo dinheiro público. Mas infelizmente, quase sempre, colocamos o lobo para tomar conta do galinheiro...mas isso há de mudar um dia...tomara! E tem que começar a mudar por nós mesmos, que pagamos cada centavo dessa conta.

Acho que eu precisava dizer isso tudo apra mim mesma, já que me incluo nessa maioria dos brasileiros de memória curta.

bjs a todos.


5 comentários:

  1. Perfeito esse post! É isso aí Maria Amélia, minha mãe também teve que ficar num quarto coletivo antes de ter seu fim na UTI. Todos nós brasileiros PRECISAMOS começar a enxergar, falar e agir urgentemente pois não dá mais! Parabéns!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Amélia, concordo completamente com voce. O povo tbrasileiro tem memoria curta, não cobra, não luta por seus direitos.
    O que será que aconteceu com a gente?
    Eu tenho a impressão de que as coisas vão ficar assim ainda por um bom período.
    Um dia vai mudar, mas ainda levarão anos até que alguém convença esse nosso povo tão gentil de que está na hora de participar mais.
    Povo politizado é mais feliz.
    Vamos acompanhar sim o julgamento desses cretinos, torcendo para que seja realmente feita a justiça.
    Espero que não acabe em pizza, tomara!
    Beijos querida, tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Querida,o post tem muito do que muitos de nos tem preso na garganta...
    O problema e nao conseguirmos nos livrar dessas ervas daninhas que nos maltratam e envergonham...
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Este cheiro de pizza que sempre ronda estes escândalos acaba provocando um mal estar. Vamos esperar o resultado e tomara que o poder judiciário realmente saiba agir e punir os responsáveis.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL