terça-feira, maio 29, 2012

PÃO CASEIRO x MÁQUINA DE PÃO x BATEDEIRA

Ontem à noite coloquei os ingredientes para preparar um pão na minha máquina e descobri que ela não estava misturando ou batendo a massa e só fazia um barulho estranho, ou seja, pifou.
.
Àquela hora da noite não me animei a sovar a massa manualmente, até porque não consigo fazer isso direito (aquele meu velho problema nas mãos). Então larguei tudo lá na máquina, como se tivesse ligado só o timer, e decidi que tentaria fazer hoje cedo.

Hoje usei uma batedeira com o batedor para massas pesadas e vejam o resultado:
Fui até o COME-SE para ver como a Neide Rigo faz aqueles lindos cortes e tentei fazer parecido. Até que ficou bom mas ainda estou longe daqueles desenhos mais complexos. rs Quer ver os lindos pães da Neide? Veja no final do post dela AQUI
Eu sempre gostei do pão feito na máquina mas -juro- nem parece a mesma receita, é pelo menos 10 vezes melhor quando feito na batedeira. Acho que a batedeira tem movimentos bem mais fortes e abrangentes que a máquina de pão e talvez por isso o pão fique bem mais macio quando sovado na batedeira.

Mesmo assim vou mandar consertá-la para usar quando eu estiver com muita preguiça porque ela quebra um galhão com essa possibilidade do timer, que permite acordar de manhã e ter pão quentinho e cheiroso sem o menor esforço.

Eis a receita e o meu modo de fazer na batedeira (com o batedor próprio para massas pesadas - aquele em forma de gancho).  

PÃO BRANCO DE MANTEIGA - (para um pão de 600g)

1 copo de leite com 1 ovo (240ml)
(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de chá de sal (eu uso 1 colher rasa)
2 colheres de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo especial (720ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco.

Coloquei tudo na batedeira e deixei batendo por uns 3 minutos. Desliguei e esperei mais uns 3 minutos para repetir o processo outras 2 vezes. Eu não marquei o tempo mas foi mais ou menos isso.

Deixei descansar por aproximadamente 1 hora. Como o tempo estava frio eu aqueci um pouco o forno e desliguei antes de colocar a vasilha com a massa, que estava coberta com guardanapo para não ressecar a superfície da massa.

Após esse tempo moldei o pão e coloquei em uma forma de bolo inglês. Aí usei uma faca bem fina e afiada para fazer pequenos cortes na massa já polvilhada com farinha de trigo. Quando a massa cresceu novamente os cortes se abriram e deram esse efeito bacana ao pão. Deixei descansar por mais 30 minutos e assei em forno quente até dourar. Depois foi só partir pro sacrifício: cortar e passar manteiga no pão ainda quentinho.  Hummmmm! nham nham nham...


bjs a todos.

27 comentários:

  1. Olá, meu nome é Daniella e vi que vc gosta muito de artesanato, então vim divulgar minha lojinha no elo7;
    www.elo7.com.br/coresepanos .

    Se puder fazer uma visitinha eu agradeço. :D
    Obrigada.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Seu pão ficou lindo e parece muito gostoso. Eu tamb´m tenho a máquina de fazer pão e sou apaixonada por ela, uso muito... mas realmente o pão feito fora dela fica mais bonito e mais gostoso, tenho que admitir isso por mais que eu goste da minha maquininha;..rs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilizo a batedeira na função 8 bater e crescer faço somente integral e fica bom.Tenho vontade de adquirir uma planetaria .Mas fico na duvida.

      Excluir
  3. Olá, que tentação este Pão, também adoro um pão caseiro mas tem que ser o da vovó.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. HUMMM...
    Ficou lindo o seu pão.
    Vou te dar uma dica, use agora o trigo integral da Anaconda, banha de porco, gergelin, linhaça dourada e sementes de girassol.
    Vou te contar que fica um pão maravilhoso.
    Você pode também deixar crescer (usando esta sua receita de pão mesmo), a massa dentro de água morna, depois de 1 hora de crescimento, a massa fica bem mole, mas envolva no trigo; e coloque para crescer agora sobre uma fôrma retangular, em formato de bola. Fica igual pão italiano.
    Eu tbm faço na batedeira planetária, mais deixo a massa mais molhada e daí em seguida eu sovo com as mãos até desprender.
    Obs: O pão integral deve ficar um pouco grudenta, e isso faz com que ela não resseque no forno.
    Outra dica: coloque dentro do forno uma marinex com água abaixo do pão na hora de assar.
    Bjs...
    Mariane

    ResponderExcluir
  5. Que delicia o cheirinho de paão caseiro chegou aqui.beijoos LU

    ResponderExcluir
  6. Passar aqui é sempre uma delícia... Esse pão teve um efeito bombástico, mas ao contrário do seu: deu vontade de ativar uma máquina de pão que tenho aqui, virgem de uso, há uns 3 anos! Acho que é hoje que ela vai desencalhar!
    BJô
    *dá pra fazer essa receita na máquina?

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei seu blog.Vim te convidar para quando puder dar uma passadinha la no meu e me seguir..bjossss

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que não sou a única a pensar assim, pois tb prefiro bater na batedeira.

    a máquina ta la em casa encostada, só mesmo para quando quero bater + assar, fora que fica feio assado nela né?!

    a vantagem é mesmo o timer.

    ResponderExcluir
  9. Oi, estava procurando uma receita de pão caseiro na internet e cheguei a seu blog.
    Fiz a receita do "Pão branco de manteiga", ficou perfeito. A massa ficou macia e o pão com uma casquinha deliciosa.Depois de tres dias ainda continua macio e saboroso. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou. Esse pão é realmente fofinho e delicioso. um abraço.

      Excluir
  10. Olá, Maria. Meu nome é Débora.
    Adorei sua receita, maravilhosa o cheiro e o designer do pão a maciez são maravilhosos.
    Queria saber qual a sua batedeira? E Maquina de pão? Preciso desesperadamente de uma batedeira para massas pesadas. estou cansada de fazer tudo na mão.

    Obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Maria. Meu nome é Débora.
    Adorei sua receita, maravilhosa o cheiro e o designer do pão a maciez são maravilhosos.
    Queria saber qual a sua batedeira? E Maquina de pão? Preciso desesperadamente de uma batedeira para massas pesadas. estou cansada de fazer tudo na mão.

    Obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha! Vou fazer com certeza! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá. Gostaria de saber se o fermento boilógico que você usou pra fazer o pão misturo junto com os demais ingredientes ou preciso dissolve-lo em leite morno antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não precisa dissolver o fermento biológico seco, é só misturar aos demais ingredientes. Somente o fermento biológico fresco (aquele em tabletes) é que precisa ser dissolvido.

      Excluir
  14. Muito obrigada, é que andei pesquisando na internet ai fiquei meio confusa.. hehe. Vou testar essa sua receita, pois o pão está com uma aparência maravilhosa, depois passa pra dizer se deu certo.

    ResponderExcluir
  15. Eu também tenho uma máquina de fazer pão e adoro o poder acordar com o cheiro de pão acabado de fazer e tê-lo ainda quentinho para o pequeno-almoço, mas concordo que feito de modo artesanal ganha em sabor, aspecto e maciez!

    ResponderExcluir
  16. Estou tentando fazer... A massa está descansando... Mas não sei o porquê, a minha batedeira (planetária arno) sofreu muito... A massa ficou muito pesada e a batedeira fez vááááários barulhos e como é a primeira vez que estou pão nela, fiquei com medo. Aí, resolvi terminar de sovar na mão mesmo...
    Vc tem alguma dica? Estou começando agora nesse vida de "padeira"...hehehehe
    Depois de assado o pão, eu volto aqui para contar como ficou!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. A sua maquina teve conserto? A minha ja pifou 3 vezes, e acho q vou desistir e migrar para a batedeira de vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve conserto sim e ficou ótima. Se vc for migrar para batedeira, tem que ser uma bem poderosa, senão não agüenta.

      Excluir
  18. Amei fiz e ficou maravilhoso , minha batedeira é da walita planetária, deu muito certo é um pão simples e fácil de fazer! Amei gente

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se posso fazer pao na batedeira da venancio vps18?

    ResponderExcluir
  20. Olá a todas
    Qual a batedeira ideal?
    Estou começando um negócio de venda de pães e preciso de ums que aguente o uso diário.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL