terça-feira, abril 03, 2012

COUSCOUS MARROQUINO e BERRIES

Nem sei há quanto tempo tenho vontade de fazer um couscous marroquino. (e de provar também porque ainda não conhecia). Mas sempre acabava esquecendo e quando me lembrava não tinha o couscous em casa. Ontem resolvi procurar uma receita e ver como se faz. É tão fácil que nem precisaria de receita, aliás, eu inventei o meu com o que tinha disponível na geladeira. É um prato leve, satisfaz e é muito rápido também. 

Hoje o meu almoço foi este da foto acima e eu fiz assim (mas você pode variar de acordo com o gosto ou a disponibilidade):

100g de couscous marroquino;
2 ovos
1/2 cebola picada em fatias bem finas
1 dente de alho laminado
cebolinha verde picada
4 azeitonas picadas
2 fatias de queijo minas fresco - em cubinhos
pimenta do reino a gosto
sal

Primeiro hidrate o couscous conforme orienta a embalagem (nesse caso usei uma tigela para misturar100g de couscous e 120 ml de água quente com um pouco de sal). Tampe a tigela com um prato e reserve. Demora nem 5 minutinhos.

Pegue uma frigideira com um pouco de azeite e frite a cebola até que ela fique dourada. Retire e reserve. Frite o alho laminado e reserve junto com a cebola frita.
Na mesma frigideira quebre os ovos, fure as gemas para que elas se espalhem e deixe endurecer, com uma colher de pau corte os ovos em pedaços pequenos, junte o queijo, as azeitonas e o couscous. Misture tudo, coloque pimenta-do-reino e acerte o sal. 
Por último acrescente a cebolinha verde e a cebola e o alho fritos

Gente, juro que é uma delícia! Porque não experimentei isso antes??? É uma refeição que realmente satisfaz e não pesa no estômago. A partir de agora quero ter sempre uma embalagem de couscous na despensa. 

No supermercado onde eu fui tinha só 2 opções e eu comprei essa marca da foto abaixo. Paguei menos de 10 reais.

100g deu para 2 pessoas almoçarem. (a embalagem contém 500g)

Aproveitando a ida ao supermercado (sou do tipo caçadora de novidades), encontrei uma caixinha de groselhas. Tão lindinhas e com essa cor maravilhosa, acabei não resistindo e trouxe para casa. Mas não estão muito doces. Como nunca havia provado não sei se são assim mesmo...(?!?!?)
Congelei junto com os mirtilos e pretendo usar em um sorvete de iogurte (que eu nunca fiz) ou para fazer uma calda para acompanhar sorvete. Dia desses provei um frozen de chá verde com calda de amora que era um delírio. Talvez elas virem alguma dessas coisas ou outras delícias quaisquer. Vamos ver até onde vai essa minha" fase gourmet". rsrs
Nas minhas andanças para procurar o couscous descobri um blog legal com algumas receitas bem apetitosas e práticas. O Na Tigela.

bjs a todos

7 comentários:

  1. ADORO! e não vivo sem. É bem prático. E versátil. Costumo fazer muito usando seleta de legumes + couve flor + brócolis, tudo de pacote congelado sabe? só jogo os vegetais na água quente.

    fica ótimo tb pra agregar alguma sobra de frango, ou camarão miudinho.

    E depois misturo ao cereal hidratado. E o legal é abusar dos temperos, muito azeite, salsinha, pimenta do reino. E ele fica muito mais gostoso no dia seguinte.

    Na hora de hidratar, use caldo de legumes ou frango feito em casa, o grão fica ainda mais gostoso.

    NUNCA achei groselha aqui em Sampa, morro de vontade de provar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Fiquei inspirada a fazer e experimentar (também nunca comi). Vou procurar no mercado e me aventurar na cozinha...rs
    Bjs,
    Fernanda.
    http://selahartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de comer esse cuscus marroquino mas aqui nunca encontrei.Vendo o teu a vontade veio á tona. Amei essa foto das groselhas, elas parecem irmãs do mirtilo, são iguais só muda a cor. Calda de mirtilo fica ótimo com sorvete. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  4. Oi, vi um pap seu de tapa olhos, lindos! Vou tentar fazer um igualzinho...Depois passa lá para ver!bjs

    ResponderExcluir
  5. Se eu te contar que nunca tinha ouvido falar no couscous vc. acredita? rsrs
    Me deu uma vontade de conhecer..seu prato ficou de dar água na boca!!
    As groselhas no raminho estão lindas para decorar..um achado viu!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Sra N, vou provar de um dia pro outro mas terei que fazer mais para sobrar rsrs.

    Selah, aventure-se que é bom. Se vc gostar de farofa mai adorar.

    Oi Joana, procure na parte de importados. Eles vem da França ou do Marrocos. Se eu encontrar calda de mirtilos vou provar.

    Maitê, vou passar lá sim.

    Oi Elizangela, eu já tinha visto nesses programas culinários e em revistas como Cláudia Cozinha. É mt bom

    bjs a todas

    ResponderExcluir
  7. adorei o post tb quero muito fazer a tempos hahahaha acho q agora vou fazer seguindo a sua receita, valeu querida ;)))
    beijinhus
    Bella
    http://dasbellas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL