segunda-feira, janeiro 02, 2012

2012

Em tempo, voltei para deixar essa linda mensagem que recebi de uma amiga muito querida.
Acho que é praticamente tudo o que a gente deseja da vida...
obrigada Valerry querida.


Que nunca te falte um sonho pelo que lutar,
 um projeto para realizar,
algo para aprender,
um lugar onde ir e
alguém a quem amar...
FELIZ 2012


2012 chegou com chuva e com um friozinho fora de época, o que me obrigou agora há pouco, a correr pegar um par de meias grossas para usar enquanto escrevo este post. Gosto de frio e essa temperatura surpresa em pleno verão me deixa muito feliz. Além disso, é muito propícia para comer os docinhos que sobraram do almoço (ok mas a partir de segunda começarei uma dieta rs).

Eu não sou muito boa em sobremesas (ou não era até sexta-feira) mas esse final de semana acertei a mão e fiquei muito feliz com o resultado. Nada como pegar uma boa e velha receita de família, bem explicadinha nos mínimos detalhes, acrescentar uma boa dose de vontade de acertar e...bingo! Só que a receita não é da minha família mas é da família da Jô Bibas, uma blogueira muito gentil que tive o prazer de conhecer no final de 2011. Quem publicou foi a Marina, filha da Jõ, que nem sabe, mas me deu um presentão.

Minha paixão por esse doce começou quando eu tinha uns 15 anos. Havia uma doceria aqui na cidade que tinha 3 doces que eu adorava, camafeu de nozes, brigadeiro recheado com uva Itália e papo de anjo. Quando a doceria fechou as portas, eu sabia que sentiria falta desses docinhos. Mas o campeão da saudade nesses anos todos, foi o papo de anjo. Nunca mais encontrei esse doce por aqui e embora já tivesse encontrado várias receitas pela internet, eu nunca me senti segura para tentar fazê-lo.

Há algumas semanas, através do blog da Jô, eu descobri o Confissões de uma Doceira Amadora, blog da Marina, e acabei me deparando com a receita de papo de anjo. Quando me dei conta estava completamente envolvida com a maneira como ela descreveu a receita, achei que conseguiria e resolvi tentar. Anotei no meu velho caderninho e levei para a chácara nesse final de semana. Ficaram divinos e não devem nadinha para os que eu tinha na memória. O problema desse doce, é que ele é irresistível, comi vários e agora acho que só farei de novo no ano que vem, porque é uma verdadeira iguaria e como tal, só deve ser saboreada em ocasiões especiais. O docinho fez sucesso e acho que vai virar tradição de primeiro de ano na família.

A receita está no  Confissões de uma doceira amadora
O blog da Jô é o Arte Amiga

É claro que fotografei...

 E o que fazer com todas aquelas claras que sobraram? Que tal outra sobremesa? Pudim de claras. Minha sobrinha, que morou 2 anos em Portugal se deliciou com o que chamou de Molotof. Ela disse que achou que nunca mais comeria um Molotof e que o meu pudim ficou idêntico ao doce português. Fiquei me achando...rsrs

Tem a receita AQUI
Toda vez que eu olho para a mangueira eu fico pensando que ela se enfeita de bolinhas para o Natal e então resolvi dar uma força na decoração mas a chuva me impediu de terminar o trabalho. Quem sabe ano que vem eu consigo decorá-la todinha. Antes do Natal... 
 E falando em enfeites de árvore, para estes pinheirinhos feitos com botões eu me inspirei AQUI
 Enxerguei nas cerejinhas o formato de corações e fiz o lacre de garrafa virar cadeirinha
 Uvas não poderiam faltar. São lindas...
 Meu marido achou essa folha toda rendada por algum inseto, quem sabe a formiga aí do lado...
 O broto da minha araucária, flor de feijão, flor de abóbora, orquídea e flores de mamão 
Um 2012 de muita paz para todos.

10 comentários:

  1. Olá Mamélia
    Suas fotos sempre lindas!!
    E os doces ...uma tentação!!!
    Amiga,um 2012 de muita saúde e alegrias a vc e sua família!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Mamélia,
    Me identifico muito com o seu olhar fotográfico,adorei a folha rendada, a folhinha de uva,a mangueira enfeitada.
    Bem...acho que esses Papos devem ter ficado divinos, afinal são de Anjos.
    É bom fazer, e ficar bem satisfeita com a feitura, dá ânimo de fazer mais.Parabéns.
    Que seu começo de ano seja doce e bonito como esses Papos de anjo.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Maria Amélia. Quanta coisa bonita nessa postagem. Que legal q você testou a receita da Marina. Me deu vontade de fazer o mesmo, mas comi tanto doce nesse final de ano q acho melhor dar um tempinho. Os blogs da Jô e da filha dela são mesmo muito bons.
    As fotos da sua horta estão divinas. A mangueira, as uvas e os pinheirinhos feitos de botões, e a folha rendada também.
    Um grande abraço e um Ano Novo muito criativo pra você.

    ps.: estou fazendo uma nova página dos blogs que eu gosto e recomendo e o seu blog é um dos que não poderia deixar de estar presente.

    ResponderExcluir
  4. Mamélia, lindo post! Fiquei feliz por ter citado o ArteAmiga e o blog da Marina. Você é um amor. Mas esse post ficou lindo de qualquer modo! Belas fotos e ainda um destino para as claras, de brinde! Mas a campeã foi a folha rendada. Dá vontade de usar como modelo e sair pintando tecidos, móveis e afins!
    Conhecer você e teu blog foi um dos presentes de 2011. Um bello 2012 para todos nós!
    BJô

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Amélia!! Começando o ano com idéias práticas e lindas e imagens para ficar na memória. Desejo um 2012 cheio de paz e saúde e muita inspiração nesse novo período que se inicia com a merecida aposentadoria. Curta muito e feliz. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  6. Estou arrasando com os mosaicos que você me ensinou! Valeu!
    BJô

    ResponderExcluir
  7. Maméliaaa que otima ideia essa de fazer lacinhos na mangueira!!!
    a minha ta carregada!!!
    ano que vem usarei essa ideia tb hahahaha

    bjobjooo

    ResponderExcluir
  8. O rio segue seu curso de forma leve e admirável, sem deixar que as pedras do percurso atrapalhem seu trajeto. As rochas maiores são contornadas, fazendo parte da paisagem. As quedas d’água fazem com que ela caia de forma esplêndida, tendo mais força para continuar.

    Que a sua vida seja o rio, você a água e que 2012 seja a paisagem perfeita para (re)começar esse caminho. Erica

    ResponderExcluir
  9. Menina, Otimas fotos... bem escrito...só que de olhar aqueles doces acho que ja engordei 10 kilos... gzuis, o q eh aquilo?! Lindos de dar agua na boca..
    bj

    ResponderExcluir
  10. Todas as fotos são belíssimas, mas a da folha 'rendada' despertou grande momento de reflexão...

    bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL