quarta-feira, junho 22, 2011

DOCE DE ABÓBORA

Para as meninas que disseram que adoram doce de abóbora mas não sabem fazer, aqui vai minha receita que seeeeempre dá certo.
É tão fácil e rápido que vocês nem vão acreditar. Aqui na minha cidade vendem a abóbora já cortada e descascada, acho que essa seria a parte mais trabalhosa do doce, então, não dá trabalho nenhum.

DOCE DE ABÓBORA

2 kg de abóbora descascada e cortada em cubos
1 kg de açúcar
1 pacote de coco ralado (em fio, tipo Sococo) ou 200g de coco ralado fresco
12 cravos da Índia

(as quantidades acima não precisam ser exatamente estas, quem gosta mais doce pode colocar mais açúcar, quem quiser colocar  mais ou menos coco ou cravo também pode)

Em uma panela alta (porque espirra um pouco) coloque a abóbora e o açúcar. Leve ao fogo baixo até juntar água (que sai da própria abóbora), mexendo sempre para não queimar.
Acrescente o cravo da Índia e deixe ferver, mexendo de vez em quando.
Quando a água estiver bem reduzida acrescente o coco e deixe apurar bem até ficar na consistência da foto abaixo.
Retire do fogo e coloque em vidros esterilizados (como se fosse geléia) ou coloque em um recipiente de vidro e guarde na geladeira.
Gente, que cor é essa!!!! A M O cor de laranja  - ou seria cor de abóbora?
Quando faço para armazenar costumo retirar os cravos, pois com o passar do tempo eles soltam uma coloração marrom que pode deixar o doce com aspecto feio. Por isso conto os cravos (12) para saber quantos terei que "resgatar" do meio do doce pronto. Se for servir logo não é necessário retirá-los pois eles dão um sabor muito bom ao doce.
2kg de abóbora renderam 5 potes pequenos de aprox. 250ml.
Hoje cedo, quando colei as etiquetas, só restavam 4. Não sei por que teimo em colocá-los em potes pequenos. rs. Acho que é porque assim eu fico com pena de abrir os vidros e demoro mais para consumir tantas calorias. Se estivessem na geladeira, em uma travessa, eu seria capaz de devorar tudo em instantes  pois, sem dúvida, dos doces caseiros esse é meu predileto.
 Para quem gostou do meu guardanapo velhinho velhinho aqui vai um zoom da arte na sianinha. Não fui eu quem fiz não. Foi presente da minha cunhada há muitos anos. O pano branco já está amarelado e agora que sei costurar acho que vou transferir esse babado para um guardanapo novo.
não é fofo?

bjs a todos e um ótimo feriado.
♥♥♥
:)

19 comentários:

  1. Ai que deliciaaa
    esse teu doce me deu agua na boca!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Mamélia.
    Em primeiro lugar quero dizer que também adoro doce de abobora e o seu me encheu a boca de água. Parece que senti o gosto da abobora misturada com o cravo.Hummmmmmmm!!!!!
    Segundo adorei os pintinhos,esse trabalho me faz lembrar uma velhinha muito prendada,D.Manoela, ela fazia como ninguém esse trabalhinho com sianinha.Adorei...
    bjão e um bom feriado
    Mari

    ResponderExcluir
  3. adoro doce de abóbora,é bem coisa da vó da gente e perfuma a casa inteirinha
    Coloca um link pra compartilhar no facebook.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amélia,este doce reamente parece apetitoso,hummmmmm,tem selinho pra vc no meu blog,bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Amélia,

    comentei outro dia com a minha irmã que estava com vontade de comer doce de abóbora. Vou usar sua receita. Oba!

    Por favor, me explique essa história dos vidros já cheios virados pra baixo.

    O guardanapo é muito original, adorei!

    Bom feriado, beijo,

    Ana Paula
    Salinha do Croché

    ResponderExcluir
  6. Oii, Ma !!!


    Hummm doce de abóbora tem gostinho de casa da gente, infancia...coisa boa !!!! E é bem fácil mesmo,já salvei a receita aqui,pois não sabia como fazer.

    Agora o que é esse guardanapo da cunhada!?! Que coisa mais linda e ao mesmo tempo tão simples de ser feita...adoro isso.É a minha cara !!!

    Bom feriado para vcs e regado a doce de abóbora...certeza que vai ser ótimo.hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Doce de abóbora é o meu preferido, com queijo fresco e tostas, hummmmm. E um cházinho, se for inverno.
    Também gostei imenso do tal guardanapo velhinho. Você é uma artista e tanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mamélia.
    Que delicia!!
    Adoro abóbora de todas as formas.
    O seu pano de pintinhos está lindo.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  9. Este blog está recheado de ideias fofas e muito interessantes.
    Adorei. Vou voltar :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa que mulher prendada..parabens....amo esse doce como ja disse, apesat de curtir ele mais em pedaços.....bjs bjs e valeu pela receita..

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente adorei esses pássaros feitos com sianinha. Olha , vou tentar fazer alguns. Muito lindo!


    Bjos Luzia Lira

    ResponderExcluir
  12. Oi MAMELIA, gostei muito de passar por aqui, e com certeza irei voltar muitas vezes, é sempre muito bom conhecer pessoas que gostam do que agente gosta.Parabéns pelo capricho.Beijooos da Lu

    ResponderExcluir
  13. Que doçura de blog!
    amei de cara!
    vc lembra minha mãe, minha avó...toda dedicada ao lar! que lindo isso!
    ja to seguindo!
    beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  14. Primeira vez que visito o teu espaço e lhe digo que estou adorando, agora virei sempre!
    Parabéns!

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  15. Ameiiiiiiiiiiii seu cantinho... vi coisas adoravéis... esses doces, aquelas bolachinhas de nata... hummmm que delícia... parabéns...
    Não quero perder mais nada... estarei sempre aqui...
    Tenha um ótimo dia...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria Amélia!
    Eu acabei de conhecer seu blog e estou encantada com tanto capricho e carinho e tudo o que vc. faz...
    já estou te seguindo e virei sempre te visitar..
    Parabéns!!!
    Bjusss
    Veruska
    byveruska.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. olá Maria amélia...
    foi uma ótima surpresa conhecer seu blog... achei tudo muito lindo!!!
    amei a receita de doce de abóbora. era a especialidade de meu pai querido. A vida inteira comi de seus doces que eram feitos com muito carinho... e percebo que vc tem muito carinho no que faz. já sou sua seguidora.
    Tenho um blog que estou começando agora, dá uma passadinha lá! bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá,adorei seu blog!Foi a Rê que indicou e vim aqui te conhecer.Menina,que coisas lindas você faz!Gostei muito das receitas,das costuras,dos crochês,tudo enfim.Você e Rê tem muito em comum:são muito criativas e amam as coisas simples,que são as mais belas da vida.Amei te conhecer e já estou te seguindo,pois não quero perder você de vista.Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL