terça-feira, maio 24, 2011

CASQUINHA DE TILÁPIA

Aproveitei o domingo, no finalzinho de tarde, para fazer as casquinhas de tilápia. Modéstia à parte, ficaram  d e l i c i o s a s !!  A receita é baseada na de "casquinha de caranguejo" do livro da Ofélia, mas é só baseada mesmo porque a original não leva pimentão mas leva carne de caranguejo, azeite de dendê, amendoim, castanha de caju e farinha de mandioca. Alguns ingredientes da receita original são muito fortes e como a tilápia é um peixe de sabor delicado resolvi não usá-los. Só coloquei um pimentão verde, pequeno, porque trouxemos da chácara e era orgânico. Já estragamos algumas receitas usando pimentão comum que tinha gosto de agrotóxicos (argh!). Desde então, nem penso em comprar pimentões comuns.

Minha receita é a mesma para casquinhas de tilápia ou casquinhas de siri, eu faço assim:

1 kg de filé de tilápia (ou carne de siri para casquinhas de siri)
200 g camarões sem casca
limão
azeite de oliva
3 dentes de alho
2 ou  3 cebolas médias
cheiro verde picado (à gosto) - (eu uso umas 4 colheres de sopa)
1 pimentão pequeno
3 tomates
1 vidro de leite de coco
3 gemas
4 fatias de pão de forma ou miolo de pão francês amanhecido
Aproximadamente 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo para polvilhar e encorpar a massa de peixes.
pimenta vermelha picada (opcional)
pimenta do reino
sal
farinha de rosca para povilhar (farinha fresca)
conchas de vieira ou forminhas de alumínio

Modo de fazer

Temperei os filés e os camarões com um pouco de limão, alho e sal (uns 10 minutos antes de inciar o preparo);

Passei os camarões rapidamente pela frigideira com um pouco de azeite (uns 10 minutos) e reservei.

Na mesma frigideira passei os filés até ficarem cozidos e reservei. Depois de esfriarem um pouco eu desfiei o peixe e tirei os espinhos que teimaram em ficar nos filés (eram bem poucos) e piquei os camarões bem miúdos.

Piquei as cebolas, amassei o alho e refoguei no azeite até perderem a crocância. Juntei os tomates e o pimentão, picadinhos, e deixei refogar.

Acrescentei o peixe e o camarão, acertei o sal, polvilhei pimenta-do-reino e acrescentei o cheiro verde.

Desliguei o fogo e - rapidamente - (para a panela não esfriar), peneirei as gemas em uma vasilha, acrescentei o leite de coco e o pão. Misturei bem e juntei à panela do peixe.

Incorporei bem esse creme ao peixe e liguei o fogo novamente. Povilhei farinha de trigo (aos poucos) para engrossar a massa e continuei mexendo (sempre devagar para que não vire uma pasta).

O ponto certo (eu acho difícil explicar isso) é de uma mistura que você consiga pegar às colheradas e que não caia facilmente da colher. Não pode ficar dura ou seca demais, tem que ter movimento na colher. Lembre-se que por cima vamos polvilhar farinha de rosca e quando for ao forno vai formar uma casquinha. Acho que o ponto ideal é ao gosto do freguês. Na segunda vez é mais fácil de descobrí-lo.

Unte as forminhas com azeite e coloque a massa com uma colher. Povilhe cada casquinha com farinha de rosca e regue com um fio de azeite. Leve ao forno para dourar.

Sirva com pimenta ou limão e salada de folhas.
Se sobrar, no dia seguinte ficam ainda melhores. Aqui sobrou uma só, essa da foto. Como tirei a foto só hoje pela manhã ela já não estava mais com o brilho de quando sai do forno. O rendimento foi de 26 conchas de vieras (cabem aprox. 2 colheres de sopa em cada uma). Estávamos em 8 adultos. Para completar o cardápio eu fiz brusquetas (ou seria bruschettas?) com 2 pães italianos que fatiei e cobri com uma mistura de tomates picadinhos temperados com azeite, sal e manjericão. Depois levei ao forno (esse foi o mata fome pois as casquinhas são bem light). 
Só sobraram as conchas
Eu faço as casquinhas há décadas (mais de 20 anos mesmo) e sempre ficam ótimas. Estou mesmo ficando velha, já notaram que tudo aqui tem mais de 20  anos kkkk. As primeiras conchas de vieiras eu ganhei do meu marido, logo que comecei a fazer as casquinhas. Eram só 12 então sempre fazia meia receita. Há alguns anos ele conseguiu encontrar mais 24 (foi difícil de achar) então agora dá para fazer a receita inteira e ainda sobra concha. Elas são o meu xodó por isso tomo muito cuidado com elas.  Depois de usadas deixo de molho só em água. Detergente só na hora de lavar. Coloco para secar bem antes de guardar. Minha irmã me disse que existem conchas comestíveis próprias para casquinhas de siri. Ainda não conheço mas deve ser bem interessante. São crocantes.


Antes da casquinha eu tinha feito 1 vidrão, daqueles grandes de azeitonas, cheio de tempero de alho (2 cabeças), cebola (4) e sal (aprox. 8 colheres de sopa). Há meses eu estava enrolando para fazer. É tão fácil e rápido...e prático demais na hora de usar.
uma ótima semana para todos.
;)

Um comentário:

  1. Aqui eles vendem essas casquinhas próprias... que nada mais é do que a carcaça do siri, que não tenho nem coragem de chegar perto! rs...
    Adoro casquinha de siri mas, tem que vir nas vieiras mesmo!
    Na net você acha prá vender, em todo caso, pesquiso por aqui prá você tá! Só veja se são estás mesmo com a tua irmã... bjo bjo

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL