domingo, abril 17, 2011

MESAS PARA A PÁSCOA


Fonte aqui

Gosto demais de ver essas fotos tão lindas e inspiradoras. Mesas caprichadas e coloridas...parece que tornam a refeição mais agradável... e tornam mesmo, além de revelar o cuidado, o capricho e a vontade de agradar.

Embora nos últimos tempos eu não tenha tido tempo sequer para colocar a comida em simples travessas, sei que tempos melhores virão e aí quero enfeitar minha mesa assim, pelo menos em ocasiões especiais.
Para não me esquecer dessas belezuras que vi por aí e principalmente para registrar as idéias (ando meio esquecida ultimamente), decidi fazer este post e compartilhar algumas dicas.
Sem pretenção de ser decoradora ou de seguir regras de etiqueta,  mas para registrar o que achei interessante e o que imagino que funcione bem e não custe os olhos da cara. 
Fonte aqui
* Que tal investir em louça branca (que não custa muito) e deixá-la reservada só para as ocasiões especiais? Aí é só dar cor a elas de acordo com o tema escolhido. Na páscoa os pratos podem ser enfeitados com pequenos ovos de chocolate embrulhados em papel colorido ou com aquelas amêndoas confeitadas em saquinhos de tule por exemplo.

*Pequenas tigelas,  belas xícaras ou canecas, bules, latas e garrafinhas de vidro recicladas podem resultar em arranjos perfeitos para uma mesa pois são baixinhos e não atrapalham a comunicação entre as pessoas.

*As flores ou folhagens podem ser colhidas do jardim ou de vasos e até mesmo compradas em supermercados. Só não podem ter cheiro forte para não atrapalhar o paladar. Essa do perfume vale também para as pessoas, melhor maneirar para não brigar com o aroma da comida.

*Uma toalha em um maravilhoso tecido floral combina perfeitamente com a louça branca e nem é preciso gastar muito. Use tecido de algodão, desses que a gente encontra por preços camaradas entre 9,00 e 20,00 o metro. Compre na medida certa e se não souber costurar mande fazer a bainha que sai baratinho. Em alguns casos vale até desfiar as bordas, mas não recomendo caso você use máquina de lavar. Falando em lavar, as manchas quase não aparecem nos estampados.

*Se a mesa for retangular dá para cobrí-la com uma toalha branca e usar faixas ou caminhos de tecidos estampados no sentido da largura da mesa. Coloque os pratos sobre as faixas e os enfeites sobre a parte branca.

*Papel de seda ou crepom podem se transformar em lindos pompons e flores que quando usados em cores que harmonizem com  a decoração podem dar charme ao ambiente. Essas flores podem inclusive servir para adornar guardanapos.

* Se o dia estiver bonito, e dependendo do cardápio, é possível colocar a mesa na varanda ou no quintal. Se não der, coloque-a bem próxima a uma janela pois a luz natural ressalta a beleza das cores.

* Uma música suave que não atrapalhe a conversa vai bem. De resto é só maneirar nas bebidas e caprichar no cardápio, lembrando que caprichar não significa necessariamente fazer pratos caríssimos ou super elaborados. A não ser que você disponha de uma equipe para cuidar dos detalhes, o que não é o caso da maioria -meu inclusive- melhor fazer pratos simples que possibilitem aproveitar o almoço tanto quanto os convidados, ou quase...
Fonte aqui
Fonte aqui
Quer fazer seus próprios pompons? Veja o tutorial aqui

Para terminar, eu não sou uma pessoa muito religiosa mas sei que a Páscoa tem um significado muito bonito e importante para os cristãos. Sei também que não só de coelhinhos e de mesas bonitinhas vive essa data. Por isso desejo, de coração, que todos possamos ao menos nesse dia, refletir sobre os últimos acontecimentos que tanto tem chocado a todos nós.
Muitos pais batem palmas para tudo que os filhos fazem, inclusive para o mal comportamento. Acham que a escola é que tem obrigação de educar e lavam as mãos por mera comodidade. Falo isso com conhecimento de causa. Falo isso porque me relaciono com professores e sei o que acontece diariamente nas salas de aula. Pobres professores, tão dedicados, tão mal remunerados e tão pouco respeitados.
É essencial termos a consciência de que unir as famílias e conviver em harmonia, conversar com nossas crianças e orientá-las para o bem é responsabilidade de cada um de nós. Sei que não vamos consertar o mundo....mas se fizermos a lição de casa já será um problema a menos para a sociedade.

bjs a todos
;) 

8 comentários:

  1. Oii, Ma !!!

    Amei o post...que novidade, né. hehehe

    Lindas as mesas...a segunda está um deslumbre!!! Legal vc lembrar que existem soluções práticas e acessíveis para se ter o mesmo resultado das fotos.É só criar e... voilá, tá feito.hehehe

    Acho interessante como os valores mudaram. Datas tão significativas para o cristão ( aquele que crê em Cristo - independente de religião) como a páscoa e o natal foram deturpadas em função do comércio.

    Tipo assim: páscoa- coelhinho / natal- papai noel.

    Perde todo o significado. Sou católica praticante e racional , no sentido de pensar e viver a fé- e a páscoa é o momento máximo do ato de amor de Alguém que morreu por nós...lindo isso (eu acho).

    Mas em 2011 é coelhinho, chocolate !!!Os comerciantes faturando e muitos consumidores comprando ovos com parcelamento no cartão de crédito.Complicado isso!!!

    Well, falei a beça e oh ainda ia falar mais porém reparei no tamanho da minha carta e ...desisti.hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Cada imagem mais linda do que a outra! rsrs.

    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Amélia
    Obrigada pela visita tão carinhosa !!
    Ótimas dicas e lindas fotos!!
    A vc uma linda semana!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  4. Amélia, lindas as mesas, adoro cozinhar e sei que a apresentação faz toda diferença! Adorei as dicas! Mas agora tenho que decorar meu quarto, acabei de me mudar... não deu pra trazer os móveis lá da casa. Ei! Te desejo uma ótima semana!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é cheio de ideias e muita coisa bonita.
    Beijoca Nilda
    http://meucantin5.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Acho que meu comentario não foi,mas se repetir...
    Beijoca Nilda
    http://meucantin5.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Hummm! Adorei este post Maria Amélia, li e anotei cada dica, uma mesa arrumada com carinho e capricho faz a diferença.
    Beijossss e uma Páscoa de muita paz, saúde e amor para você e toda a sua família.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro cozinhar e essas mesas são colírio para os meus olhos.
    Principalmente nas datas especiais, como a Páscoa, estou sempre buscando dicas práticas e efetivas para decorar a casa e não quebrar a conta bancária. Amei! Adoro seu site, e vc está na minha lista de favoritos.
    Bjocas de Páscoa! Betsy

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL