segunda-feira, junho 28, 2010

NATAS, HORTA e FEIJÕES

Meu final de semana foi muito bom. Deu para refrescar a cabeça que ultimamente anda com muitas preocupações. Acho que é uma fase da vida, depois que a gente passa dos 45 parece que as coisas se complicam um pouco a nossa volta. Ultimamente estou praticamente cercada por problemas mas eu tento sempre me voltar para o que me anima, minhas filhas, neta, meu marido, a chácara e é claro, o blog. Gosto muito de mostrar aqui as coisas que me alegram e embora de vez em quando fale de problemas prefiro a parte boa da vida sempre.
Vamos às bolachinhas, eu fiz novamente e ficaram ótimas, portanto a receita passou pelo segundo teste e dessa vez eu fiz na chácara e até levei  para os vizinhos, seu Dito, D Tereza e sua irmã. Sabe aquela coisa que as mães e as avós da gente praticavam? Aquela política da boa vizinhança quando se trocava pratos? Muito legal isso, não por coincidência, os vizinhos da chácara são também vizinhos da minha sogra na cidade há mais de 40 anos. Gente muito boa, daquelas pessoas com quem se pode contar sempre. Levamos as bolachinhas e recebemos deliciosas rapadurinhas de bananas em troca. D Tereza me disse que para fazê-las bastam 12 bananas nanicas bem grandes, 800g de açúcar, 2 colheres de chocolate e 1 de margarina. Quando começar a desprender do fundo da panela, desliga o fogo, mexe vigorosamente e coloca sobre o mármore antes que elas açucarem. Qualquer dia quero tentar fazer.
Levei bolachinhas também para a mulher que vende o leite para a gente e ela também gostou muito. Esse pessoal da zona rural é muito bacana. Nos convidaram até para a festa junina da família mas nós não fomos, quem sabe na próxima...
Bom, a Xunandinha, minha amiga portuguesa lá de Lisboa me perguntou se poderia usar natas em pacotes para fazer as bolachinhas e como nunca vi natas em pacotes, fiquei de colocar aqui as fotos da nata que eu uso, assim ela pode ver a consistência.

Essa é a nata fresca, é assim que ela fica quando a retiro após o leite ficar na geladeira de um dia para outro. Coloco nesse pote plástico e congelo.
Após descongelar ela está assim:
Depois de adicionar a margarina, o açúcar e ovos ela fica assim
 Aí é só acrescentar o amido de milho, a farinha de trigo e o fermento
então ela fica assim e o resto já publiquei no post das bolachinhas. Veja AQUI 
Agora vou mostrar algumas fotos do final de semana, desculpem se não vario muito, é que não me canso de tirar fotos ainda que sejam das mesmas coisas (risos).

As abobrinhas.
Não resisti e apanhei as flores, os brotos (cambuquira) e uma mini abobrinha para fazer um omelete. Olha só que fofas.
A horta.
Alface, cebola, cebolinha, salsa e coentro
cebolinha francesa
Olha que legal as espigas de milho, uma ruivinha e outra loirinha. Quando era criança minha mãe fazia bonecas de espiga. Imagina só, naquele tempo ter bonecas de plástico ou porcelana era um luxo.
Os feijões...
...gente adorei as fotos dos feijões, acho que eu não sou normal mesmo, tinha tantas fotos...tive dificuldades em escolher apenas umas 3 resolvi então colocar várias mesmo. Podem pular essa parte (risos)
.Ufa! Acabou.
Depois eu mostro as fotos dos bichinhos e da igreja que está em reforma.
bjs a todos.

5 comentários:

  1. Maria Amélia, adorei todas as fotos, inclusive todas dos feijões! Que maravilha ter tudo isso ali, a mão, adoraria!
    Um beijão!
    :o)

    ResponderExcluir
  2. Olá Mamélia.
    Aposto que foi o melhor feijão que comeu....Vi as fotos e a simplicidade que elas mostram...nós da cidade já não sabemos viver com essa maravilhosa simplicidade,pra dizer a verdade nossa vida é uma batalha diária, a arrumação da casa, o trânsito,o trabalho, as escolhas,os vizinhos,enfim nossa vida corre mais rápido e não percebemos a beleza dela. Bem....cada uma em seu devido lugar...a modificação começa dentro de nós mesmos....
    Abração
    marilene

    ResponderExcluir
  3. Nossa .... flor de abobrinha recheiada um dos pratos mais saborosos!
    Ja experimentou???

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga Maria Amelia!
    Me encantei com seu blog!!Amei todas as fotos, aquele boi que coisinha mais linda, os feijões,o fogão etc..Já estou te seguindo pois não quero perder-te de vista. venha conhecer o meu cantinho também.
    bjosss

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga, espero que tenha recebido meu email agradecendo sua resposta, ref. ao chapéu. No seu blog não consigo postar com o email do meu blog, então posto anônima, eu só queria te falar que terminei o chapéu...Rosa
    http://tatitandoarte.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL