sábado, fevereiro 28, 2009

PROCURO SIANINHA


Estou a procura desta sianinha cor palha, quase branca, com fio dourado. Vocês sabem de algum site que venda? Alguém viu ultimamente na 25 de março? Eu quero pelo menos 1 rolo dela e não encontro mais por aqui e nem pela internet. Caso tenham notícias, por favor, me avisem por e-mail ou comentando aqui. Obrigada e bjs a todos.

MAIS PORTA LENÇOS




Já estou usando os novos tecidos. Adoro fazer estes porta lenços.

DADO PEDAGÓGICO

Este dado foi inspirado no blog da minha amiga Luciana, 1001 Feltros, ela faz coisas lindas, muitos brinquedos pedagógicos. Só que eu não costurei a mão porque tenho dificuldade, mas com as costuras aparentes ficam muito mais bonitos, deem uma olhada no blog dela, vale a pena. Este eu fiz para minha filha que é professora de criancinhas de 1 a 2 anos e está ensinando essas 3 cores a elas. Obrigada Luciana pela ótima idéia e pelo incentivo.

PORTA TALHERES - passo-a-passo




Quando não dá para almoçar em casa nós costumamos levar o almoço para o trabalho, então fiz este porta talheres que depois de aberto funciona como lugar americano. Não é muito grande e ficou bem prático. Para quem quiser fazer, é assim:

Recorte 2 retângulos de tecido de 30 x 45 cm (tecidos que combinem entre si) e outro de manta no mesmo tamanho (que servirá de recheio).
Faça um "sanduíche" de tecido-manta-tecido, costure os três, passe viés nos 2 lados menores, dobre uma parte de uns 12 cm para formar o lugar dos talheres.

Na dobra de 12 cm passe costuras retas para formar as divisórias (eu passei a costura até o final da peça para prender bem a manta).

Eu fiz 3 divisórias para talher com 5cm cada e a parte que sobrou deixei para colocar guardanapo ou saquinhos de tempero.

Agora passe o viés nas laterais e costure 2 cadarços para amarrar o rolinho. Está pronto.

As costuras do viés ficaram bem tortinhas pois eu fiz muito rápido e já era bem tarde. No próximo vou caprichar nas costuras.
Se der certo quando fizer o próximo vou fotografar as etapas.

TROQUINHA - PARTE II


Estes mimos ganhei da minha amiguinha Fernanda, minha parceira na troquinha da Sabrith. Quando ela enviou a primeira parte, a caneca quebrou no trajeto, então ela me mandou outra acompanhada desse chaveiro verde que eu estou usando como pingente de porta (ficou lindo) e a toalhinha fofa que está na minha mesinha de centro. Adorei todos os presentes. Valeu Fer.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

BOTÕES FORRADOS


Final de semana prolongado..... deu até para forrar botões. Aproveitei para cortar moldes em E.V.A. para cada tamanho de botão pois toda vez que ia forrar cortava de um tamanho diferente. Não sei se vocês já viram mas lançaram as matrizes para botões quadrados. Estou a procura delas mas até agora não encontrei em nenhuma loja. Para quem quiser conhecer os botões quadrados veja só que linda a guirlanda que eu encontrei no Flickr (aqui). Uma ótima semana para todos.

PEGA PANELA EM CROCHÊ E TECIDO.






Já faz um tempinho que comprei 0,50 m deste tecido de melancia e ainda não acabou. Eu fiz render bastante pois adorei esta estampa. Acho que todo mundo está enjoado dele mas ainda sobrou um pouquinho. (risos). Emendei uns retalhos dele para fazer um lado do pega pois assim fica mais resistente ao calor.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

COSTURINHAS

Eu estou gostando tanto de lidar com tecidos que resolvi acrescentar 'costura' no título do meu blog.



Tecidos novos. Olha só que lindas estampas do Robert Kaufman! Achei uma oferta imperdível na Aslan.





Fronhas para travesseirinho de bebe. Estas eu fiz para a filhinha do meu sobrinho.

FLORES & FRUTAS



Para quem não conhece, esta flor é de maracujá doce. Fotografei hoje. Tinha várias, uma mais bonita que a outra.




Esta outra, que parece uma estrelinha, é bem pequenininha, é mais ou menos do tamanho de um grão de feijão. É a flor da pimenta Comari.


Estas são as pimentas Comari. Adoro pimentas. Comi uma dessas 'in natura' hoje e posso garantir que é bem ardidinha. (risos) Trouxe algumas para colocar no azeite. Dia desses assisti um programa na tv, sobre pimenta, e aprendi que se colocarmos a pimenta para conservar no vinagre, o "ardido" permanece na pimenta, se colocarmos no azeite o "ardido" passa para o azeite.




Estas frutinhas lindas e saborosas são acerolas.

sábado, fevereiro 14, 2009

CAPA PARA MÁQUINA DE COSTURA - PATCHWORK





P.S.: Prontinho. Agora terminei de costurar o viés. Tinha esquecido de passar a linha na máquina (risos).



Vim mostrar a minha capa de máquina de costura quase pronta. Falta apenas costurar à mão um lado do viés (na parte de baixo). Usei forrobel pois assim ela ficou durinha. Gostei muito. Ficou como eu queria. O quilting é que não ficou muito bom, os caminhos tinham que ser mais arredondados mas como foi a primeira que quiltei até que está bom demais.


veja post relacionado aqui => capa-para-máquina-de-costura

COMO TIRAR A PELE DO FIGO VERDE

Quando fiz doce de figo no ano passado achei difícil tirar a pele, aliás mal consegui. Dessa vez encontrei uma dica na internet e deu certinho, só que o doce não ficou verde como o do ano passado, ficou castanho. Sei que a panela ideal para fazer doces verdes é a de cobre pois as outras os escurecem, só que andei pesquisando e soube que ela libera substâncias perigosas, então desisti de comprar uma e fiz na de inox mesmo. Ficou gostoso mas a aparência não é das melhores. De toda forma, vai aqui a dica para quem quiser tirar a pele.

Faça assim:

Lave bem os figos, faça um pequeno corte em cruz no lado oposto ao cabinho. Afervente-os, escorra e congele de um dia para o outro. Coloque-os separados uns dos outros em uma assadeira grande para que não fiquem colados. Retire-os do freezer e coloque um a um sob água corrente esfregando-os com os dedos. A pele sai inteira.






sem pele e congelados.


domingo, fevereiro 08, 2009

CHEGOU!!!



Recebi a troquinha!! Quando cheguei em casa ontem lá estava ela. Adorei. A bailarina que a Fer (Baú das Artes) faz é muito linda (clique nas fotos para ver os detalhes). As perninhas ficam para o lado como se estivesse saltando. A roupinha de tule e fitas é muito delicada. Vejam os detalhes da sapatilha! Os prendedores também são lindos. Gostei da idéia de usar fuxico neles. Devem ficar bonitos também com botões forrados no centro do fuxico (Olha aí Giovana uma idéia para nossa máquina de botões não ficar ociosa). A receita de bolo de cenoura que ela me mandou é uma relíquia. Foi o primeiro bolo que ela fez (com 9 anos de idade!!!!) Gostei de tudo. Obrigada Fer. Beijão.

sábado, fevereiro 07, 2009

BARRADINHO EM PANO DE PRATO





Este barradinho eu fiz para a troquinha "Hora do Lanche" da Sabrith. Foi para a Fer do blog "Baú das Artes". Tentei fazer um barradinho de melancias para combinar com o barrado em tecido mas faltaram as sementinhas. Tentei bordá-las mas não ficou legal então deixei como aquelas melancias sem sementes (risos). Gostei muito de fazer. Coloquei uma alça centralizada na lateral do pano pois assim fica bonito quando pendurado. A Fer já me disse que gostou. Assim que receber as minhas coisas posto para vocês verem. Acho que só na segunda pois o correio deixou um aviso de tentativa de entrega ontem. Infelizmente não estávamos em casa para receber (snif!snif!). Tenham um ótimo final de semana. Por aqui está um pouco nublado mas tem sol. Parece que teremos chuva de verão à tardinha.

domingo, fevereiro 01, 2009

ACESSÓRIOS PARA ORGANIZAR O CARRO





Fiz este lixinho para deixar no carro. É bem simples de fazer, desmanchei a sacolinha plástica do lavacar e usei como molde, cortei um retângulo de 20 x 50 cm -dobrei 20cm formando o bolso e costurei as laterais com viés. Coloquei um bolsinho por fora para colocar moedas.
Já o porta papel deu um trabalho.... é uma coisa meio brega mas como quase todo mundo carrega um rolo de papel no carro... a capa evita que fique aparente e empoeirado. Vi um desses num blog de patchwork. Fiz no olhômetro, tirando as medidas do rolo.

FEITO NO BRASIL