segunda-feira, maio 25, 2009

VIOLA ODORATA, VIOLETA PERFUMADA, SWEET VIOLET


Quando eu tinha uns 10 anos, sempre viajávamos de trem para Descalvado (meu pai era ferroviário). Eu tinha um tio muito querido que morava perto da estação de trem, numa das casas da Cia Paulista de Estradas de Ferro. As casas naquela época tinham um quintal imenso e muitas plantas. Eu e minha prima sempre brincávamos nesse quintal e lá tinha uma plantinha miúda, singela, chamada Violeta. Ela crescia entre as plantas mais altas e era de cor roxa (ou violeta) e diferente da Violeta Africana, que apesar de linda não tem perfume, essa tinha um odor maravilhoso. Nunca me esqueci daquela planta nem do perfume. Depois de adulta sempre que ia a uma flora procurava a tal plantinha mas nunca mais encontrei, nem mudas nem sementes. Há alguns meses vi a flor em alguns blogs europeus e pedi para minha sobrinha ver se encontrava lá em Portugal. Ontem ela me trouxe o presente. É exatamente esta. Fiquei muito contente. Engraçado como coisas tão improváveis quanto um envelope de sementes podem nos fazer tão bem. Ganhei também Miosótis e Colombina (não sei se é assim que se escreve pois eu não conhecia). Vou ver a época certa para plantar e quando tiver flores mostro para vocês. Quem quiser saber mais sobre essa florzinha veja aqui no Jardim de Flores. Uma ótima semana para todos.

13 comentários:

  1. Olá maria Amélia
    Tenha uma boa semana e muita sorte com suas flores!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Maria Amélia,eu estava com muita saudade de você adoro te visitar pois teu blog tem muita cor,vida,carinho,sem falar que tem trabalhos lindos.Adorei as necessaires e as bases em tecido são muito úteis e ficaram um mimo.
    DEUS te abençôe sempre,grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Amélia.
    Para quem gosta de plantas é compreensível a satisfação de quem recebe um pacote de sementes. Não é só o pacote das sementes, são tuas lembranças, tua família, o quintal, teu tio, o pai, o trem e tudo mais que está dentro desse pacotinho não é somente a semente. E vai germinar, tem satisfação maior do que ver as plantinhas brotando da terra? e a alegria do primeito botão? a gente quase seca a planta de tanto olhar para ver quando vai florar. Comigo é assim. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  4. Sabe Maria quando eu era pequena minha mãe cultivava violetas,até hoje ela tem várias,são flores realmente lindas,amo flores...
    boa sorte e ve se posta a sua violeta qdo começar a crescer.
    um super bju
    lika

    ResponderExcluir
  5. Que bom plantar! Era um dos meus passatempos favoritos qd morava no interior de SP. Agora em apto, no nordeste, mal consigo cultivar um calanchoe...

    Suas necessaires ficaram lindas, os tecidos são incríveis!!

    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Brigadinho pela visitinha é sempre um prazer ler seus comentário.
    Abraços, fique com Deus.
    Marli

    ResponderExcluir
  7. Que sorte, minha amiga, agora você vai ter flores especiais e quase exclusivas! Já pensou que lindo!!!
    Sabe, conforme você narra os ambientes e sua paixão pela natureza, eu viajo na minha mente, como se estivesse lendo um livro, imaginando tudo que você fala, e vou visualisando. Assim, consigo "viver" esse lugar também. Legal, né?
    Um beijo prá você.
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Amélia
    Obrigada pelos recadinhos no meu blog.
    Querida, estou trabalhando bastante, e totalmente sem tempo de ficar visitando as amigas.
    Obrigada pelo carinho de sempre.
    Suas coisas são lindas também.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte com as violetas, querida!!
    Depois mostra elas p nós!

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Amélia
    Lembranças da infância sempre são marcantes, não é?
    Eu não estou conseguindo visitar as amigas ultimamente, por causa das encomendas. Estou visitando cada dia um pouquinho.
    E hoje tirei um tempinho para vir aqui e dizer "oi".
    Bjokas:D

    ResponderExcluir
  11. que lindo suas coisinhas. Estou sorteando uma Maquina de Costura em meu blog, quer participar?

    Quando der passa lá, ok. Tem tecidos, troquinha e outras coisas...

    Beijos menina,

    Luzbela
    www.panomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já tive vários vasos desta violetinha, perdi a raça. Agora vc pode te-la para sempre são bem fáceis de cuidar, e brotam por bulbos e sementes.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelos comentários. Venham me visitar sempre!
Um abraço. Mamélia ;)


FEITO NO BRASIL