quarta-feira, outubro 29, 2008

BOTÃO DE ROSA EM CROCHÊ






Este botão de rosa é bem fácil de fazer. Utilizei linha Cléa e agulha 1,25 mm. Aqui vai a receitinha.


Botão: Comece com 13 correntes.
1ª carreira: Na 3ª corrente a contar da agulha faça 3 pontos altos. Faça da mesma forma até a 10ª corrente, totalizando 30 pontos altos. (a essa altura o trabalho estará todo enrolado)
2ª carreira: Suba 3 correntes e faça um ponto alto em cada ponto alto da carreira anterior.
3ª carreira: Suba uma corrente e faça pontos baixos.
Dê forma ao botão e prenda com um ponto baixo ou costurando.

Cálice: Fiz pontos baixos na base do botão, aleatoriamente, dando a forma de um "copinho".

Cabo e folha: Comece com 16 correntes, continuando do cálice.
1ª carreira: Faça 7 pontos baixos nas correntes de base. Na oitava corrente saia para o lado com 6 correntes e volte formando a folha (1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 1 ponto alto, 1 meio ponto alto e 1 ponto baixo). Continue fazendo pontos baixos nas 7 correntes de base restantes.
2ª carreira: Faça outra carreira de pontos baixos descendo agora pelo outro lado das correntes de base.
3ª carreira: Volte agora em direção ao cálice, unindo com pontos baixos as 1ª e 2ª carreiras, dando assim firmeza ao cabinho.

Me inspirei no "Pingente Primavera" do site da "Pinguim" para fazer o botão. Só acrescentei a 3ª carreira.

segunda-feira, outubro 27, 2008

MAIS CARACÓIS

Penso que me apaixonei pelos caracóis (risos) . Fiz alguns deles pequenos sem saber como os usaria. Achei tão bonitinhos. Resolvi uní-los mas como não tenho a técnica fui fazendo do meu jeito. Acho que vão virar uma amofada redonda com forro amarelo, muito embora com o fundo escuro tenham ficado mais em destaque.... aiaiai....não sei..... aceito sugestões (rs). Boa semana a todos.

PRESÉPIO



Este final de semana me encantei por este presépio e não quis resistir. Já está em casa. Parece de madeira mas é de resina.
Gosto muito das festas de final de ano e decorar a casa é sempre uma tarefa agradável.
Mas matéria à parte, é sempre bom lembrarmos, não só nesta época mas o ano todo, que devemos ter compaixão pelas pessoas que dela precisam. Quem consegue desenvolver este sentimento, provavelmente o mais nobre e mais difícil de alcançar, é feliz por consequência. Gostar de quem está sempre bem, de boa saúde e de alto astral não é assim tão difícil. Gostar de quem não está tão bem, se colocar no lugar do outro é um pouquinho mais complicado. Eu tenho procurado fazer esse exercício diariamente.

sexta-feira, outubro 24, 2008

BOLSA BRANCA DE CROCHÊ



Esta bolsa foi feita com linha Anne brilho. Comecei a fazê-la há vários meses e depois parei por causa das dores nas mãos. Agora que estou melhorando a cada dia consegui terminá-la. Devagar e sempre, no meu ritmo. Demorou mas valeu. Ficou bem bonitinha. O brilho quase não aparece por isso ficou bem discreta. Gostei de brincar com a produção. Com estas flores de tecido e com lenços dá para variar bastante. Com a flor cinza e com o lenço achei que ganhou ares sofisticados, com a lilás e a rosa ficou mais despojada. Acho que vai fazer sucesso na primavera/verão (risos).












COPOS DE LEITE


Este final de semana os copos-de-leite é qua enfeitarão minha sala. Gosto muito destas flores pois me lembram da infância. Meus queridos tio Antônio e avô Luiz as plantavam na horta da Cia Paulista de Estradas de Ferro lá em Descalvado/SP. Por aqui estão baratos, comprei-os na feira-livre do meu bairro por R$ 4,00 duzia (about US$ 2,00). Não são lindos e vistosos?

quarta-feira, outubro 22, 2008

CUPCAKES DA FILIPA








Querida Filipa, este presente é para você, e para minhas amiguinhas que como eu gostam de se aventurar na cozinha. Obrigada pela atenção e pela torcida (risos). Enquanto fazia a receita fiquei pensando o quanto a internet é incrível. Você aí no hemisfério norte, do outro lado do oceano me passando as dicas quase em tempo real. E ainda é provável que veja os bolinhos antes do meu marido e das minhas filhas que só chegam à tardezinha (risos). Pena que não vá saboreá-los.

Ficaram uma delííícia!!! Adorei fazer. A receita rendeu 11 bolinhos - é a medida certa pois os bolos aqui em casa sempre acabam sobrando (somos em 4 pessoas). Usei uvas passas no lugar dos arandos (quem sabe um dia os conhecerei) e substituí as pecãs por castanhas do Pará (da região Amazônica, nossa querida floresta brasileira). Agora é tempo de amoras por aqui e da próxima vez vou testá-las na receita pois devem ser parentes dos arandos. Fiz tudo com muito capricho, para não ter erros, pois como lhe disse, doces não são meu forte. Um grande abraço. Ah, batizei-os de cupcakes da Filipa. Como adoro fotografar, registrei todo processo. Quem quiser a receitinha passe pelo Blog Receitas da Filipa. Ou peque aqui com as adaptações que fiz:
Ingredientes:
1 ovo
1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha
1 1/2 c. de chá de fermento em pó
6 c. de sopa de manteiga
1/2 c. de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de chá de leite
3/4 de xícaraa de chá de uva passa


Cobertura:
leite condensado cozido
nozes-pecã ou castanha-do-pará
Preparação:
Numa tigela misture a farinha e o fermento em pó.
Numa outra tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme.
Junte o ovo e a baunilha.
Cuidadosamente vá juntando a mistura da farinha, alternando com o leite.
Mexa até os ingredientes estarem bem incorporados.
Adicione a uva passa mexendo pouco.
Coloque a massa em formas de muffins e leve a assar em forno moderado durante cerca de 20 minutos ou até estarem cozidos e ligeiramente dourados.
Retire do forno e espere esfriar completamente antes de colocar a cobertura.
Finalize os cupcakes colocando em cima de cada um uma colher de sobremesa de leite condensado cozido e metades de nozes-pecã ou castanha-do-pará.

segunda-feira, outubro 20, 2008

MINIATURAS DE CROCHÊ






Estas são as outras miniaturas feitas por uma moça de São Sebastião/SP. Adoro estas galinhas com os ovos fritos. Faziam parte do barradinho de um guardanapo que já acabou.

domingo, outubro 19, 2008

FLORES







Às vezes nem precisamos comprá-las. Estas amarelinhas são bem comuns e florescem em qualquer cantinho, num vaso bonito ficam bastante valorizadas. Já as rosas, enfeitam a sala com muita classe. A vantagem das rosas "do quintal" é que mesmo os botões mais fechados abrem, o que muitas vezes não ocorre com as compradas em floriculturas. Ninguém diz que foram colhidas no quintal. Quando fotografei as rosas, elas já estavam meio passadinhas mas ainda assim, charmosas. o que parece poeira na mesa é na verdade o pólen das amarelinhas.

sexta-feira, outubro 17, 2008

BOLA DE ROSETAS




Encontrei no blog Betz White o passo-a-passo para fazer esta bola de rosetas. Não ficou igual (mas serviu de inspiração). Eu usei o feltro de espessura fina, ela na verdade usa suéteres reciclados (e feltrados), por isso as rosetas dela são mais grossinhas. Ainda nem terminei, falta colar e ajeitar as rosinhas mas não aguentei esperar e já estou postando(rsrsrs). Deve ficar muito bonito para decorar a mesa da ceia de natal ou de outras festas. Usei aproximadamente 30 rosinhas. Cortei círculos de 9cm de diâmetro e espetei as rosinhas com alfinetes de costura (aqueles com cabeças de bolinhas). Agora vou colar com cola quente. Usei uma bolinha de isopor de uns 6 cm de diâmetro. Se a intenção for enfeitar uma árvore de natal (o que deve ficar muito bom!) é aconselhável usar bolinhas menores pois com a colagem das flores o diâmetro aumenta bastante. As fotos não ficaram tão boas pois quando as tirei já estava quase anoitecendo. Espero que gostem!

FLOR DE OUTUBRO




É bem parecida com a flor de maio. As folhas são maiores e as cores bastante variadas. Muito linda!!

segunda-feira, outubro 13, 2008

TAPETE EM PONTO CARACOL








Foi no Blog da "Vó Guida" que vi este ponto pela 1ª vez. Fiquei encantada. Ela indicou o passo-a-passo que é da Anna Colo do Blog "Anna y su mundo" (muito fácil de seguir).
Depois vi o caracol no Blog "Falando de crochet" no qual me inspirei para fazer o acabamento.
Gostei muito de fazer. Usei barbante 4/8 e agulha 4,5.
Demorou um pouco por conta do formigamento nas mãos (tenho que parar a cada 2 minutos rsrsrs).
Vou começar uma almofada com este ponto e dessa vez finalizarei com o acabamento original que também fica muito bonito.
Agora só faltam 11 trabalhos da minha lista de desejos.

sábado, outubro 11, 2008

BOLSA / SACOLA COLORIDA DE CROHÊ COM BARBANTE





Fiz esta bolsa/sacola de barbante inspirada na que a Duda fêz com lã . Não consegui fazer igual pois ainda tenho um pouco de dificuldade para entender os gráficos japoneses, então peguei a receita do square em um livro muito legal que tem 200 modelos, chamado "200 crochet blocks" de Jan Eaton. Ficou bem alegre e muito charmosa. Achei muito bom trabalhar com barbante pois o trabalho rende bastante. Usei barbante 4/4 e agulha 3. Cada square mede 20 x 20 cm. Quem quiser o gráfico original veja aqui no blog da Duda.

terça-feira, outubro 07, 2008

BARRADINHO DE NATAL




Este trabalho é de São Sebastião/SP, ganhei da minha irmã no ano passado. Eu não tenho a receita mas as talentosas amiguinhas podem se inspirar nele. Ganhei também uma porção de frutinhas, bichinhos do fundo do mar. Assim que der vou postar as fotos.

sábado, outubro 04, 2008

MÓBILE DE CROCHÊ - GALINHAS








Adoro ganhar artesanato de presente. Este móbile foi minha sobrinha Gabi quem deu. Fica na minha cozinha que por sinal tem vários enfeites de galinha.

quarta-feira, outubro 01, 2008

VÍDEO - FLOR DESABROCHANDO EM TEMPO REAL

video

Quero compartilhar um acontecimento raro (pelo menos eu nunca tinha visto acontecendo). Hoje abriram mais duas flores da minha Íris e consegui filmar uma delas desabrochando. Foi muita sorte. Quando saí para levar minha filha ao trabalho de manhãnzinha uma pétala de uma das flores se abriu na minha frente. Quando voltei depois de uns 5 minutos ela estava totalmente aberta e uma pétala do outro botão tabém se abriu. Como percebi que a coisa era rápida, peguei a câmera mais rápido ainda e fiquei filmando. Nem acreditei quando as duas outras pétalas se abriram.

FEITO NO BRASIL